Fonoaudiologia

ERI

Fonoaudiologia

O fonoaudiólogo é um profissional de Saúde responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva, da função vestibular, da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial, cervical e de deglutição.

A avaliação e reabilitação da deglutição, da fala e da linguagem em adultos com acometimentos neurológicos são algumas dentre as várias áreas de atuação do Fonoaudiólogo.

Quando falamos em distúrbios da deglutição, de forma sucinta, estamos nos referindo à dificuldade do ato de engolir alimentos e/ou saliva, chamada Disfagia; a qual pode ser ocasionada por diversos fatores, dentre eles: trauma em região da cabeça e pescoço, acidente vascular cerebral, demências, doenças neuromusculares, intubação orotraqueal prolongada, câncer de cabeça e pescoço entre outras. O tratamento das alterações da deglutição deve envolver uma equipe multidisciplinar, na qual, o fonoaudiólogo é o profissional responsável pelo diagnóstico e reabilitação da disfagia.

Alterações da comunicação podem ser ocasionadas por diversas patologias. Não raramente, as doenças neurológicas podem trazer como sequelas, alterações na fluência e na inteligibilidade da fala, na compreensão e na expressão da linguagem tanto oral como escrita. O Fonoaudiólogo é o profissional apto a (ha) reabilitar o paciente, com o objetivo de restabelecer uma comunicação funcional, visando a reintegração e reinserção social e profissional do indivíduo de acordo com suas necessidades e suas limitações.